Suporte em cone para alimentos

Escrito por Paula Penedo
Sex, 29 de Agosto de 2014 09:34

cone alimentos

Ao comer um alimento em formato de cone, como pizzas, sorvetes e temakis, a maioria dos consumidores acaba enfrentando dificuldades no momento de retirar a embalagem que os envolve, como ter que rasga-las ou descartar pedaços pequenos do produto. Pensando nisso, pesquisadores da UFSCar criaram um Suporte em Cone para Alimentos com camadas que podem ser destacadas conforme o produto é ingerido, solucionando também o problema de descarte existente neste tipo de recipiente.

Desenvolvido pelo docente Nilton Luiz Menegon, do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da universidade, em parceria com os alunos de graduação Matheus Barros Macêdo, Raul Atique Silva e Bruno Maekawa Nodomi, o invento é um modelo de utilidade feito de material de papel resistente à umidade e gordura, composto por um cone de tamanho compatível ao dos alimentos que serão alocados dentro dele, borda para melhor fixação das extremidades, três tiras horizontais destacáveis e abas que possibilitam a retirada dos filetes.

O dispositivo elaborado fornece proteção maior do que a de um guardanapo contra a sujeira e a temperatura do alimento, como também difere dos suportes de papel endurecido atualmente empregados, que requerem grande esforço para serem rasgados e resultam em papéis picados cujo descarte se torna trabalhoso e desconfortável. “Quando você se alimenta, você tem que ir paulatinamente removendo a embalagem, e a patente resolve esse problema. Ela tem abas que são removíveis e você consegue retirar camadas da embalagem sem danificar nem a ela e nem o alimento”, explica Menegon.

Outra característica do suporte é que, ao ser confeccionado, ele apresenta a parte inferior com maior durabilidade, pois a união das dobras confere mais resistência e capacidade de conter líquidos. Ele também apresenta em sua parte externa um espaço destinado a anúncios publicitários, possibilitando que o comerciante inclua informações como marca, logotipo e detalhes do produto.