logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Seletor Quiral

Qui, 21 de Agosto de 2014 15:31

foto 139As moléculas químicas podem ser simétricas ou assimétricas. Essas últimas são chamadas de quirais. Na separação de enantiômeros (moléculas assimétricas que são imagens no espelho uma da outra) é necessário o uso de um ambiente quiral. O invento Fases estacionárias quirais baseadas em derivados xantônicos está relacionado com o desenvolvimento de uma fase estacionária para cromatografia líquida de alta eficiência que consiga causar esse ambiente assimétrico e com isso diferenciar uma molécula da outra (um enantiômero do outro). São os inventores Quezia Bezerra Cass, docente do Departamento de Química (DQ) da UFSCar; as pesquisadoras Madalena Maria de Magalhães Pinto e Carla Sofia Garcia Fernades, ambas da Universidade do Porto (Portugal) e Maria Elisabeth Tiritan, da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Portugal).

 

Na resolução dos enantiômeros por cromatografia líquida de alta eficiência é necessário uma coluna quiral. O grande diferencial do invento é o seletor quiral utilizado nesse processo, o xantônico. Assim, a coluna quiral preparada tem como o seletor quiral um derivado xantônico. Na pesquisa foi utilizada um suporte de sílica, mas podem ser utilizados também outros suportes poliméricos.

 

O invento abrange a preparação desse tipo de fase estacionária baseada na ligação de um derivado xantônico a um espaçador permitindo assim, a ligação posterior a um suporte cromatográfico, nesse caso a sílica.

 

O invento tem aplicação na separação de fármacos, pesticidas e de misturas enantioméricas em geral.

 

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa