logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Cultivo de Célula Animal

Sex, 20 de Julho de 2012 15:26

foto 63Um biorreator que provê condições altamente favoráveis para o cultivo eficaz de células animais. Esse é o resultado do invento Biorreator de escoamento em vórtices de Taylor empregado no cultivo de célula animal, que tem como inventores os professores Cláudio Alberto Torres Suazo e Roberto de Campos Giordano, do Departamento de Engenharia Química, e Patrícia Aparecida Santiago, doutora em Engenharia Química pela UFSCar.


Tem-se observado nas últimas décadas o rápido crescimento de processos biotecnológicos envolvendo o cultivo de células animais, seja para a produção de compostos terapêuticos/profiláticos (biofármacos, anticorpos monoclonais e vacinas), seja para a utilização na expansão ex vivo de células tronco. Entretanto, uma das dificuldades enfrentada nessas aplicações está em criar condições ideais para o cultivo deste tipo de célula que, diferentemente das células microbianas, são muito mais sensíveis às forças hidrodinâmicas e a outros fatores ambientais como pH, temperatura e oxigenação, sendo todos eles cruciais para a obtenção de um cultivo de alta viabilidade celular e alta produtividade.


O invento desenvolvido na UFSCar reduz drasticamente essas dificuldades. O biorreator projetado tem a capacidade de gerar um padrão de escoamento de líquido conhecido como “vórtices de Taylor”, ou seja, são formados “anéis de líquidos” superpostos verticalmente, com geração de forças hidrodinâmicas mais amenas que as dos outros biorreatores, fazendo com que haja uma diminuição da destruição celular. Além disso, o equipamento possibilita uma oxigenação modulável para as células, condição necessária para uma proliferação celular realçada e formação adequada do bioproduto. Em outras palavras, o invento possibilita todas as condições (agitação suave, boa oxigenação, assim como pH e temperatura controladas) para o cultivo mais aprimorado tecnologicamente da célula animal.

 

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa