logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Vinhaça

Sex, 20 de Julho de 2012 15:23

foto 78Um processo biológico versátil para o tratamento da vinhaça, um efluente líquido resultante do processo de produção de álcool pela indústria sucro-alcooleira. Esse é o objetivo do Processo para o tratamento e redução da carga poluente de vinhaça e destinação econômica alternativa de subprodutos gerados, desenvolvido pelos pesquisadores Marlei Barboza Pasotto, do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UFSCar e Murilo Daniel de Mello Innocentini, René de Oliveira Beleboni, Reinaldo Pisani Júnior, Cristina Filomena Pereira Rosa Paschoalato e Katiuscia Carvalho Silva, da Universidade de Ribeirão Preto. A titularidade é da UFSCar e da Unaerp.

 

A vinhaça é um subproduto de elevado teor poluente para o meio ambiente. Atualmente ela é utilizada principalmente na fertirrigação do solo.


O processo biológico desenvolvido reduz de forma acentuada a carga poluente da vinhaça em pouco tempo e minimiza o seu caráter ácido, o que dispensa a necessidade de neutralização antes da disposição no solo. Com isso, tem-se a minimização das etapas posteriores para descarte e reuso da vinhaça. Paralelamente, o processo permite a produção de biomassa rica em polissacarídeos que apresentam potencial para serem secos e utilizados como complementação nutricional em rações animais ou para serem hidrolisados e convertidos em açúcares fermentescíveis (e assim serem reutilizados).


O tratamento pode ser realizado de forma aeróbia ou anaeróbia, sem controle apurado de pH ou de temperatura, em leito fixo ou fluidizado, em escala contínua ou em batelada, o que permite mais flexibilidade para o tratamento em grande escala.


Considerando que a estimativa de geração de vinhaça no Brasil é superior a 200 bilhões de litros por safra, o processo desenvolvido tem potencial para ser uma solução de baixo custo, versátil e com um leque amplo de retorno para o setor sucroalcooleiro.

 

 

 



 

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa