logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Cimento Poroso

Sex, 20 de Julho de 2012 14:49

foto 47Um cimento poroso, inorgânico, com menor tempo de endurecimento e com a mesma consistência dos tradicionais. Esses são alguns dos resultados dos inventos Método de fabricação de artefactos cerâmicos porosos, Bloco nanocelular para construção de alvenarias e Pavimento hidroativo fertilizante do ciclo geobioquímico da fotossíntese desenvolvidos pelos pesquisadores Márcio Raymundo Morelli, do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar; e Ana Maria Bastos Costa Segadães e Nadia Khaled Zurba, da Universidade de Aveiro (Portugal). A titularidade dos inventos é da Universidade de Aveiro e da UFSCar.


O método consiste na adição de um componente no cimento de fosfato de magnésio, criando “bolhas” estáveis na pasta de cerâmica e, conseqüentemente, diminuindo a densidade do material, porém mantendo alta resistência mecânica. O grande diferencial desse cimento em relação aos utilizados na construção civil está no menor tempo de endurecimento, que pode ser de minutos ou horas, por meio do controle da estrutura nanocelular.


Uma das aplicações do material resultante do método refere-se ao bloco para construção de alvenaria, utilizado em ambientes internos e que se destaca pelas suas qualidades como isolante térmico e acústico e antiinflamável. Além disso, ele pode ser utilizado como pavimento hidroativo em áreas externas, pois permite, por meios dos poros, a passagem da água para o solo.



 

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa