Biorreator Versátil

Sex, 20 de Julho de 2012 14:42

Biorreator versátilUm equipamento versátil, robusto e com perfil comercial. Assim pode ser definido o invento Sistema reacional pneumático e uso do mesmo, desenvolvido pelos pesquisadores Alberto Colli Badino Jr, docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ), Carlos Osamu Hokka e Marcel Otávio Cerri, da Pós-Graduação em Engenharia Química.

Composto por biorreatores com dispositivos que promovem de forma eficiente as transferências de calor e de massa, o sistema é utilizado principalmente em processos biológicos, envolvendo enzimas, células e microrganismos ou como reator químico, tanto para atividade de ensino como de pesquisa por indústrias de bioprocessos, institutos de pesquisa e universidades.

O invento inova por ser mais versátil. O sistema desenvolvido permite o uso de três escalas, com 2, 5 ou 10 litros de capacidade útil, e de três modelos de biorreatores: o coluna de bolhas ou torre, o airlift de cilindros concêntricos e o airlift tipo “Split”. Assim, a versatilidade consiste no grande diferencial de comportar em uma só estrutura três modelos e três escalas, o que soma nove tipos de biorreatores, além da grande praticidade de transformar um modelo em outro com simples troca de acessórios, o que é vantajoso para o mercado. Ressalta-se também o fato do equipamento ser robusto, de simples operação e de baixo custo.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.