logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Catalisadores Metálicos

Sex, 20 de Julho de 2012 11:56

foto 37Um processo que visa aumentar a octanagem da gasolina e, consequentemente, melhorar a qualidade deste combustível. Em resumo esse é o objetivo principal do invento Processo para a ativação de catalisadores metálicos suportados e uso dos mesmos, que tem como inventores os pesquisadores Dílson Cardoso, do Departamento de Engenharia Química; e Maura Hebling Jordão e Carlos Minoru Nascimento Yoshioka, ambos do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (PPG-EQ).


A octanagem é um parâmetro que mede a qualidade da gasolina. Quanto maior esse índice, melhor o combustível, sendo que o máximo comercializado hoje (a “Premium”) é de 92. No Brasil, a octanagem mais comum é 82. Com uma octanagem alta, a gasolina é menos reativa, possibilitando um rendimento melhor do motor.


Tratando no âmbito molecular, a gasolina, um produto formado por hidrocarbonetos, é menos reativa quanto mais ramificada for a estrutura da sua cadeia. Ao contrário, se sua cadeia for linear, a gasolina é muito reativa e “explode” antes do tempo. Para que um composto linear seja transformado em um ramificado é utilizado um catalisador e é justamente no melhoramento desse material que entra a patente desenvolvida na UFSCar.


Utilizado diretamente nas refinarias, o novo processo permite que o catalisador seja mais ativo e seja produzido em tempo muito menor, o que implica em obter uma gasolina de melhor qualidade e menor custo.

 

 

 



 

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa