Lavadora e Secadora de Polímeros

Sex, 20 de Julho de 2012 11:22

foto 27Para que um resíduo plástico possa ser reciclado e, então, voltar a ser usado como matéria-prima para novos produtos é necessário que o mesmo passe por diversas etapas, entre elas o processo de limpeza, ou seja, de remoção de impurezas. Pensando nisso, pesquisadores desenvolveram o invento Lavadora e secadora para materiais poliméricos, um equipamento usado para lavar, centrifugar e secar principalmente resíduos plásticos.

São os inventores a pesquisadora Sati Manrich, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa); o técnico do Laboratório de Polímeros, Antônio Carlos Rosalini; o aluno de iniciação científica, Juan Carlos Herrera; e o pesquisador César Acconci.

Existem no mercado equipamentos que realizam os processos de lavagem, de centrifugação e secagem de resíduos plásticos, porém cada etapa em uma máquina específica. O grande diferencial deste invento está na possibilidade de executar os três processos em um único dispositivo, o que torna seu custo menor, bastando, por parte do operador, somente a escolha do fluido, da temperatura e da velocidade da rotação. O equipamento permite também o uso de aditivos de limpeza para auxiliar na remoção das impurezas.

Os resíduos plásticos colocados na máquina podem ser de diferentes tamanhos, ou seja, desde peças inteiras até flocos moídos (flakes).

O invento é ideal para empresas de reciclagem de plástico como também para universidades e institutos no desenvolvimento de pesquisas na área.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.