logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Sensor In-Line

Qui, 19 de Julho de 2012 16:12

foto 11

Medir in-line (tempo real) a turbidez de uma blenda polimérica ou um compósito fundido, fluindo em uma extrusora e através dela obter informações da qualidade da mistura. Esse é o principal objetivo do invento Aparelho e método para análise in-line de fluxos túrbidos, desenvolvido pelo pesquisador Sebastião Vicente Canevarolo Jr., do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa).


A turbidez diz respeito à transparência, ou seja, quanto mais túrbido, menos transparente é o material, resultado da presença de uma segunda fase (segundo componente minoritário) presente na mistura.


O aparelho desenvolvido analisa as características da segunda fase (ou segundo componente) e dá indicações quanto ao seu tipo, concentração e tamanho médio de partículas. Esse aparelho pode, por exemplo, ser acoplado a uma extrusora, equipamento utilizado na indústria para amolecer, fundir e forçar o material polimérico através de uma matriz para adquirir uma determinada forma (um tubo ou perfil). A medida da transparência do material em análise é feita no estado fundido.


Feita a leitura, os dados são microprocessados e apresentados em uma tela para fácil leitura e imediata ação do operador da extrusora. Atualmente esse tipo de análise é feita off-line, o que pode levar de 24h a algumas semanas. O aparelho também pode ser integrado em um sistema fechado, mudando automaticamente as condições de operação segundo a necessidade.


O aparelho pode ser instalado em máquinas de alta produção por meio de um desvio de uma parte do fluxo polimérico principal

 

 

 



 

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa