logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Vitrocerâmicas

Qui, 19 de Julho de 2012 15:52

foto 5

O invento Processo para obtenção de artigos vítreos e vitrocerâmicos e artigos vítreos e vitrocerâmicos assim obtidos refere-se a um material sintético que pode substituir rochas, como mármore e granito, utilizadas na construção civil em revestimentos, pisos, pias e paredes.

 

O processo tem como inventores o pesquisador Edgar Dutra Zanotto, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), e os doutores Eduardo Bellini Ferreira, Cátia Fredericci e Miguel Oscar Prado, do Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV-DEMa).

 

O produto obtido tem como principais características a textura translúcida e a beleza característica das rochas naturais.

 

O material é um silicato de cálcio, sódio, alumínio, magnésio e componentes minoritários obtidos por meio da cristalização controlada de vidros especialmente projetados para essa finalidade. Ele apresenta resistência mecânica ao risco e ao ataque químico superior às rochas naturais.

 

Atualmente, há uma empresa japonesa que produz material similar, porém a composição e o método de produção protegido pela patente brasileira são totalmente distintos, o que torna o produto mais barato.

 

 

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa