logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Catalisador

Qui, 19 de Julho de 2012 15:48

catalisador

Reduzir as etapas utilizadas na produção do acetato de etila, tornando assim o processo mais ágil e mais barato. Esse é o objetivo do invento Processo de preparação de catalisadores à base de cobre, catalisadores assim preparados e processo de obtenção de acetato de etila, realizado pelos pesquisadores José Maria Correa Bueno e Everaldo César da Costa Araújo, ambos do Departamento de Engenharia Química (DEQ) e pelo pós-graduando Augusto César Gesini Pires.

 

Atualmente no Brasil, o acetato de etila é produzido a partir do etanol de origem fermentativa, o que evita uma maior contaminação do produto. O processo é realizado em três etapas: a primeira é a desidrogenação, a segunda a oxidação, e por fim, a esterificação.

 

Os pesquisadores do DEQ criaram um processo em que o etanol é transformado em acetato de etila em uma única etapa. Ao invés de três catalisadores, é utilizado apenas um: o catalisador sólido e seletivo. O pedido de patente é relacionado ao processo e ao catalisador.

 

O acetato de etila é utilizado como solvente, principalmente na produção de embalagens de produtos alimentícios.

 

O invento também possibilita a produção duas vezes maior de hidrogênio em relação ao método convencional

 


 

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa