logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Remoção Eletroquímica de Metais

Ter, 22 de Novembro de 2011 00:00

foto 39Cumprindo a legislação em vigor, as indústrias que lidam com metais (entre elas a de galvanoplastia e de mineração) são obrigadas a remover os íons do metal presentes em seu resíduo antes de descartá-lo em rede de esgoto. Um dos processos mais utilizados para atingir esse objetivo é o uso de um produto químico que é adicionado ao efluente e que irá reagir formando um sólido insolúvel que contém o metal. A desvantagem deste tipo de processo é que o resíduo sólido gerado é armazenado ou então encaminhado para um aterro de classe especial.

 

Como alternativa, surgiu o processo que consiste no uso da energia elétrica (tecnologia eletroquímica) para a remoção do íon metálico presente no efluente industrial. Entre as principais vantagens deste processo em relação ao primeiro estão o uso de tecnologia limpa (sem adição de produtos químicos), compatibilidade ambiental e recuperação do metal. E foi o objetivo de melhorar ainda mais este processo que resultou no invento Processo de remoção eletroquímica de metais presentes em efluentes industriais, que tem como inventores os pesquisadores Luís Augusto Martins Ruotolo e José Carlos Gubulin, ambos do Departamento de Engenharia Química (DEQ).

 

O diferencial do invento está no uso de um sistema de controle da corrente elétrica aplicada ao longo do tempo de processo, obtendo-se assim uma eficiência de cerca de 100% até concentrações próximas ao limite de descarte do resíduo, implicando numa diminuição do consumo energético e dos custos de operação e do equipamento.

 

 

 

 

 

fica tecnica



 

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa