logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Sistema de Coordenação Visual - SCV

Escrito por Tatiane Liberato   
Sex, 13 de Fevereiro de 2015 09:30

DSC 0027 reduzidaUma biblioteca de software para o Android que auxilia a localização de elementos de interação na tela de dispositivos móveis tais como celulares e tablets foi fruto de uma criação de dois professores do Departamento de Computação (DComp) da UFSCar, José de Oliveira Guimarães e Murillo Rodrigo Petrucelli Homem e do discente Breno Lima de Freitas. Os elementos de interação são partes da tela que respondem a ações do usuário, como por exemplo, um local onde o usuário pode apertar para escolher uma opção ou uma figura que pode ser arrastada na tela para outro local.


O auxílio à localização é feito através de pequenos ícones ou letras colocadas na borda da tela. Para um local da tela que pode ser apertado, colocam-se duas pequenas letras “C” (ou um ícone) nas bordas inferior e direita (ou esquerda) indicando as coordenadas x e y do local. Se o usuário pressionar uma destas letras “C” na borda, o SCV mostrará linhas partindo das duas letras “C” com intersecção no local que pode ser pressionado.


O software denominado Sistema de Coordenação Visual – o SCV – diminui a desorientação do usuário ao utilizar um dispositivo móvel. Muito frequentemente não está claro quais elementos gráficos podem ser pressionados, segurados e/ou arrastados. É comum que se desconheça que um certo local de uma tela tem alguma utilidade. O SCV coloca ícones ou letras nas bordas da tela de tal forma que estes ícones ou letras se coordenem como elementos que possuem alguma utilidade. Por exemplo, se há duas letras “H” na tela, uma do lado inferior da tela e outro do lado direito, então na intersecção destas duas coordenadas há um elemento que pode ser “segurado” (Hold). Tão logo o usuário se torne familiar com o aplicativo, ele pode acionar uma opção para remover as letras e ícones das bordas. Isto é, o usuário pode desabilitar o SCV do aplicativo.


O desenvolvedor do aplicativo deve apenas colocar uma chamada de função como primeira instrução do aplicativo, que pode ser feita em segundos. Na maioria dos casos isto será suficiente, pois o SCV conseguirá detectar os elementos que podem ser pressionados, segurados e arrastados nas telas do aplicativo. Contudo, em alguns aplicativos o SCV pode não conseguir localizar estes elementos e então o desenvolvedor do aplicativo terá que indicá-los manualmente.


Levando cerca de três meses para ser desenvolvido, o software surgiu pela dificuldade de se encontrar elementos com função em telas de aplicativos de dispositivos móveis. Os pesquisadores identificaram que, frequentemente, só descobríamos que alguma figura ou local na tela tinha alguma função meses depois de começar a utilizar o aplicativo.


O diferencial desta criação é que não há, até o momento, nenhum software semelhante no mercado. Mas para estar disponível, os pesquisadores acreditam na necessidade de criar um site com um link para download, além de um manual em Inglês. Apesar do desenvolvimento inicial ter sido feito no Android, uma versão para o iOS (Apple) está sendo desenvolvida neste momento.


Os pesquisadores explicam que a expectativa é que o SCV torne mais fácil a utilização de aplicativos para Android e iOS, mostrando aos usuários opções que eles desconheciam. A versão do SCV recente funciona normalmente em aplicativo Android, utilizando letras para as coordenadas dos elementos que podem ser pressionados, segurados ou arrastados. Mas pode-se facilmente trocar letras por ícones.

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa