Sistema de Registro de Diplomas - UFSCar

Escrito por Tatiane Liberato
Seg, 09 de Fevereiro de 2015 14:24

DSC 0004 reduzidaUm diploma de graduação ou pós-graduação só tem validade nacional se for devidamente registrado por um Universidade credenciada pelo MEC, de acordo com a legislação vigente. Esse registro, antes feito em livros enormes, com diversas anotações por página e sem referências para a localização de algum dado mobilizou os criadores Roseli Aparecida Francisco Barbosa do Registro de Diplomas, Paulo Fernando Grassi Reali da Secretaria Geral de Informática e Paulo Cezar Hecht Júnior do Departamento de Computação da UFSCar, a trabalharem num sistema para armazenar esses dados digitalmente, dando origem ao software Sistema de Registro de Diplomas - UFSCar.

Levando cerca de 1 ano para ser desenvolvido, durante todo o ano 2004, e sendo posteriormente atualizado durante o ano 2013, a ideia do software surgiu da necessidade de informatizar um controle tão importante, com guarda de dados que devem ficar disponíveis sem interrupções e limite de tempo. Para isso, o sistema armazena todas as informações do registro de um diploma físico, tais como: nome do aluno, dados pessoais, curso, instituição, datas de colação, conclusão do curso, expedição do diploma e número de registro único no curso concluído na instituição de ensino.

De acordo com uma das criadoras, Roseli Barbosa, não é possível compará-lo com outros softwares do mercado porque ela desconhece outros sistemas que possua as mesmas funcionalidades. “Vemos empresas que possuem softwares para a confecção de diplomas, mas não para armazenamento de dados do registro como o nosso”.

O software está disponível para uso desde que foi concebido, mas com linguagem da programação de 2004. Ele foi cedido para a Universidade Federal Tecnológica do Paraná que o utiliza desde 2008. No momento, os criadores buscam sua atualização com as modificações feitas em 2013. Roseli Barbosa explica que o sistema atingiu todos os seus objetivos no que se refere aos resultados pretendidos a partir do propósito para que foi criado, “pois ele apresenta controle total dos dados dos diplomas registrados com um modo de consulta bastante eficaz”, finalizou.