Agência de Inovação apresenta palestra sobre Introdução à Propriedade Intelectual aos alunos da Engenharia Mecânica da UFSCar

Escrito por Tatiane Liberato
Ter, 09 de Abril de 2019 11:34

Na tarde do último dia 4 de abril, a Agência de Inovação da UFSCar esteve no Departamento de Engenharia Mecânica no campus São Carlos, proferindo palestra sobre Introdução à Propriedade Intelectual. Apresentada pela colaboradora da Agência, Nayara de Cassia Gaban Rozatte, a palestra fez parte da disciplina “Projetos de Máquinas” destinada aos alunos do quinto ano do curso de Engenharia Mecânica da UFSCar.

Na ocasião, Rozatte apresentou os principais aspectos de Proteção à Propriedade Intelectual, especialmente dentro dos três grandes grupos: Direito Autoral, Propriedade Industrial e Proteção Sui Generis, para então abordar as principais modalidades utilizadas por pesquisadores da UFSCar, como a patente de invenção, modelo de utilidade, desenho industrial, marca, cultivar e programa de computador. Ela também abordou questões mais amplas como a busca de anterioridade, territorialidade, garantias, prazos e legislações.

Ao final da palestra, Rozatte abordou alguns aspectos sobre transferência de tecnologia e licenciamentos, e deu exemplos de proteções e contratos de licença que estão sendo realizados pela universidade, além de apresentar a atuação da Agência de Inovação e tirar todas as dúvidas dos participantes.

O evento foi acompanhado pela doutoranda em Política Científica e Tecnológica da Unicamp, Ana Carolina Spatti, cuja pesquisa analisa a atuação dos Núcleos de Inovação Tecnológica do estado de São Paulo em perspectiva etnográfica. Atualmente, a pesquisadora está realizando trabalho de campo e acompanhará as atividades da Agência de Inovação da UFSCar ao longo dos próximos dois meses.

IMG 2888 reduzida Nay

Nayara Rozatte em palestra aos alunos da Engenharia Mecânica da UFSCar na área Norte do campus