Finep vai apoiar estudantes em olimpíadas internacionais

Qui, 06 de Dezembro de 2018 15:45

A Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) vai financiar a participação de estudantes brasileiros em edições internacionais de olimpíadas do conhecimento, como a Olimpíada Internacional de Matemática. De acordo com edital divulgado nesta terça-feira (4), são R$ 500 mil disponíveis para despesas com deslocamento e taxas de inscrição.

Podem concorrer à chamada instituições organizadoras de etapas nacionais das olimpíadas, que ficam responsáveis pela distribuição dos recursos entre os participantes. Ou seja, para a Olimpíada Internacional de Física, somente a organizadora da Olimpíada Brasileira de Física pode solicitar parte da verba.

Essa é a primeira vez que a Finep apoia esse tipo de ação. De acordo com Wanderley de Souza, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico financiadora, a iniciativa ocorre por conta da carência de recursos para novas participações de jovens talentos brasileiros em olimpíadas internacionais de ciências.

Fonte: Finep