Simpósio discute impactos da tecnologia no mercado de trabalho

Qui, 06 de Dezembro de 2018 15:38

O debate visa analisar e discutir as questões estratégicas vinculadas às relações entre o progresso técnico e o desenvolvimento econômico e social do País

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI (C.A.E. XXI) realizam, no dia 04 de dezembro, o simpósio “As novas tecnologias disruptivas e seus impactos sobre o perfil e a dinâmica do emprego”. O debate abrange as tecnologias associadas à 4ª Revolução Industrial e os seus efeitos sobre o emprego, as relações de trabalho e as condições de vida da população. O simpósio faz parte de uma série de cinco eventos que será realizada pelas duas instituições.

O objetivo é aprofundar os debates sobre a temática, de forma aprofundada, estabelecendo conexões com a realidade econômica e social do Brasil. Quatro linhas de reflexão foram adotadas para as discussões, sendo elas: a introdução de novas tecnologias no sistema de produção; questões éticas e sociais diante da nova matriz tecnológica; os impactos potenciais do novo padrão tecnológico na estrutura de emprego e nas relações de trabalho; e as políticas de correção e atenuação dos desequilíbrios no mercado gerados pela inserção da tecnologia.

Participarão do evento os diretores dos Institutos de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), David Kupfer e Paulo Sérgio Fracalanza, respectivamente; o diretor técnico do Escritório Nacional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lucio; o diretor de Planejamento e Gestão da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), José Luis Gordon; o oficial de Assuntos Econômicos da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), Marcos Vinicius Chiliatto; dentre outros acadêmicos e gestores da área de CT&I.

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Informações sobre o simpósio podem ser obtidas neste link.

Fonte: Jornal da Ciência, 04/12/2018, com informações Assessoria de Comunicação – CGEE