Pesquisadores recebem prêmio do Google

Qui, 06 de Dezembro de 2018 13:25

Na sexta edição do prêmio Latin America Research Awards (Lara) do Google foram contemplados 26 projetos de pesquisa na América Latina. No total, serão distribuídos R$ 2 milhões entre os ganhadores.

Os temas foram Ciência da Computação, Engenharia e campos relacionados. São premiados projetos apresentados por duplas com doutorandos ou mestrandos e seus respectivos coordenadores.

O Brasil teve 17 projetos entre os vencedores. Cinco foram da Colômbia, dois da Argentina, um do México e um do Peru.

Universidades paulistas tiveram cinco projetos premiados. O professor Anderson de Rezende Rocha, do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e o doutorando Antônio Carlos Theóphilo Costa Júnior ganharam com o projeto “Combatendo notícias falsas através da atribuição de autoria e da análise de filogenia”. O projeto também é o tema do doutorado de Costa Júnior, com bolsa da FAPESP.

Também do Instituto de Computação da Unicamp, foram premiados a professora Sandra Eliza Fontes de Avila e o aluno de mestrado Alceu Emanuel Bissoto com o projeto “Diagnóstico precoce do câncer de pele com redes generativas adversariais”.

Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), os premiados foram o professor Estevam Rafael Hruschka Junior, do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e seu orientando Antonio Carlos Petri, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da instituição, com o projeto "Detecção de anomalias em rede de sensores automotivos utilizando aprendizagem profunda".

Da Universidade de São Paulo (USP), foram dois projetos premiados do Instituto de Matemática e Estatística (IME). O primeiro é “Comunicação e controle por meio da interação pelo olhar em realidade aumentada”, do professor Carlos Hitoshi Morimoto e da doutoranda Candy Veronica Tenorio Gonzales.

O segundo foi o projeto “Algoritmos anytime para encontrar configurações de máxima probabilidade em modelos probabilísticos profundos”, do professor Denis Deratani Mauá e do mestrando Heitor Reis Ribeiro.

Também receberam o prêmio alunos e professores das universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Rio Grande do Sul (UFRGS), Rio Grande do Norte (UFRN), Espírito Santo (UFES), Pelotas (UFPel) e do Rio Grande (FURG), além da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Mais informações: https://brasil.googleblog.com/2018/10/LARA-2018-latin-america-research-awards.html.

Fonte: Agência FAPESP