Implantação da TV digital beneficia cerca de 130 milhões de brasileiros de 1.379 cidades

Qui, 06 de Dezembro de 2018 10:32

Primeira fase do cronograma de desligamento do sinal analógico termina em janeiro de 2019.

O sinal analógico de televisão vai começar a ser desligado nesta quarta-feira (5) em 85 municípios de todo o Brasil, encerrando a primeira fase do cronograma de implantação da TV digital. Com mais essa etapa, a transição será concluída em 1.379 cidades e beneficiará 130 milhões de pessoas.

Nessa primeira fase, o desligamento do sinal analógico foi realizado em municípios onde era necessário liberar a faixa de 700 MHz, usada pelas operadoras para oferecer a tecnologia 4G de telefonia móvel. Agora, o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) vai estabelecer um novo cronograma para levar a TV digital aos outros 4.191 municípios até 31 de dezembro de 2023.

A etapa de desligamento do sinal analógico que começa nesta quarta vai abranger 20 agrupamentos de cidades de todas as regiões do país, onde vivem mais de 8,3 milhões de habitantes. O Gired, responsável pela implantação da TV digital, decidiu que o processo nessas cidades vai ocorrer de três formas distintas e será finalizado até 9 de janeiro de 2019.

Em cinco agrupamentos – Uberaba (MG), Campina Grande (PE), Feira de Santana (BA), Vitória da Conquista (BA) e Barão de Melgaço (MT) – o sinal analógico de televisão será totalmente desligado nesta quarta-feira (5). Isso porque todos os municípios atingiram o percentual mínimo de 90% dos domicílios com acesso ao sinal digital.

Já em outros nove grupos - Blumenau (SC), Jaraguá do Sul (SC), Joinville (SC), Caruaru (PE), Imperatriz (MA), Juiz de Fora (MG), Rondonópolis (MT), Santa Maria (RS) e Uberlândia (MG) – o fim das transmissões analógicas será concluído em 17 de dezembro. De acordo com pesquisa realizada nesses municípios, o índice de residências digitalizadas está abaixo do percentual mínimo.

O processo de desligamento também será estendido até 9 de janeiro em outros seis agrupamentos – Mossoró (RN), Governador Valadares (MG), Dourados (MS), Marabá (P), Petrolina (PE) e Parnaíba (PI). Nesse conjunto de cidades, os índices de digitalização ficaram abaixo de 85% ou não houve pesquisa.

O Gired estabeleceu que, durante a programação, as emissoras de TV vão exibir uma cartela informando os telespectadores sobre o fim das transmissões analógicas, a implantação do sistema digital e contatos de telefone e e-mail para informações e dúvidas.

Durante 30 dias depois do desligamento também continuarão a ser distribuídos os kits de conversores digitais para famílias cadastradas em programas sociais do governo federal. O kit é composto por uma antena UHF e um conversor, que precisam ser instalados para que o aparelho de televisão antigo possa exibir a programação de TV transmitida pelo sinal digital.

Data do desligamento: 05/12/2018

Agrupamento: Uberaba/MG.

Municípios do estado de Minas Gerais: Água Comprida, Uberaba.

Agrupamento: Campina Grande/PB.

Municípios do estado da Paraíba: Campina Grande, Caturité, Lagoa Seca, Massaranduba, Montadas, Puxinanã, São Sebastião de Lagoa de Roça.

Agrupamento: Feira de Santana/BA.

Municípios do estado da Bahia: Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Cabaceiras do Paraguaçu, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Feira de Santana, Governador Mangabeira, Ipecaetá, Irará, Ouriçangas, Pedrão, Santanópolis, Santo Estêvão, São Gonçalo dos Campos, Teodoro Sampaio.

Agrupamento: Vitória da Conquista/BA.

Municípios do estado da Bahia: Barra do Choça, Vitória da Conquista.

Agrupamento: Barão de Melgaço (MT)

Município: Barão de Melgaço

Data do desligamento: de 5/12/2018 a 17/12/2018

Agrupamento: Blumenau/SC.

Municípios do estado de Santa Catarina: Blumenau, Gaspar, Indaial, Luiz Alves, Pomerode.

Agrupamento: Caruaru/PE.

Municípios do estado de Pernambuco: Bezerros, Caruaru, São Caitano.

Agrupamento: Imperatriz/MA.

Municípios do estado do Maranhão: Davinópolis, Governador Edison Lobão, Imperatriz, João Lisboa, Senador La Rocque.

Agrupamento: Jaraguá do Sul/SC.

Municípios do estado de Santa Catarina: Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Schroeder.

Agrupamento: Joinville/SC.

Municípios do estado de Santa Catarina: Araquari, Balneário Barra do Sul, Joinville, São Francisco do Sul.

Agrupamento: Juiz de Fora/MG.

Municípios do estado de Minas Gerais: Juiz de Fora, Matias Barbosa.

Agrupamento: Rondonópolis/MT.

Municípios do estado de Mato Grosso: Rondonópolis.

Agrupamento: Santa Maria/RS.

Municípios do estado do Rio Grande do Sul: Dilermando de Aguiar, Formigueiro, Itaara, Santa Maria, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, Silveira Martins.

Agrupamento: Uberlândia/MG.

Municípios do estado de Minas Gerais: Araguari, Indianópolis, Uberlândia.

Data do desligamento: De 05/12/2018 a 09/01/2019

Agrupamento: Mossoró/RN.

Municípios do estado do Rio Grande do Norte: Mossoró.

Agrupamento: Governador Valadares/MG.

Municípios do estado de Minas Gerais: Alpercata, Governador Valadares, Periquito.

Agrupamento: Dourados/MS.

Municípios do estado de Mato Grosso do Sul: Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Itaporã, Vicentina.

Agrupamento: Marabá/PA.

Municípios do estado do Pará: Marabá.

Agrupamento: Petrolina/PE.

Municípios do estado da Bahia: Juazeiro, Sobradinho.

Município do estado de Pernambuco: Petrolina.

Agrupamento: Parnaíba/PI.

Municípios do estado do Maranhão: Araioses.

Municípios do estado do Piauí: Ilha Grande, Parnaíba.

Fonte: Portal MCTIC