Marcos Pontes planeja liberar capital privado para pesquisas em universidades

Sex, 09 de Novembro de 2018 15:03

Indicado por Bolsonaro para pasta de Ciência e Tecnologia quer seguir modelo dos Estados Unidos

O futuro ministro do Ministério da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, afirmou nesta terça-feira que uma de suas prioridades será incentivar parcerias entre empresas privadas e universidades públicas no país. Para ele, é importante que o setor privado faça investimentos para melhorar laboratórios e impulsionar pesquisas, entre outros aspectos das universidades do País.

— Nossa legislação tem que ser revista para permitir que universidades recebam investimentos privados. Tem que ter doação também. Nos Estados Unidos isso é muito comum — disse Pontes, num intervalo de uma reunião com a equipe de transição.

Segundo Jerson Lima Silva, professor do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biologia Estrutural e Bioimagem, não há impedimentos para investimento privado em universidades públicas.

Leia na íntegra: O Globo

O Globo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Fonte: Jornal da Ciência, 07/11/2018, com informações O Globo