Oportunidades de bolsas da FAPESP em pesquisa no Instituto Butantan

Seg, 05 de Novembro de 2018 08:55

Um projeto de pesquisa conduzido no Instituto Butantan está com três vagas disponíveis, para pós-doutorado, doutorado direto e mestrado, com bolsas da FAPESP. As inscrições vão até 5 de novembro de 2018.

As oportunidades estão vinculadas ao Projeto Temático “Dimensions US-BIOTA São Paulo: scales of biodiversity: integrated studies of snake venom evolution and function across multiple levels of diversity”, que integra o programa BIOTA-FAPESP, com coordenação do professor Inácio de Loiola Meirelles Junqueira de Azevedo.

Uma das vagas é de pós-doutorado. O pesquisador desenvolverá testes para determinar a variabilidade do veneno e a sua expressão nas populações insulares e continentais das espécies do complexo Bothrops jararaca, utilizando dados obtidos por técnicas de cromatografia, transcriptômica, proteômica e ensaios de efeito tóxico.

As outras vagas são de doutorado direto e mestrado. Os bolsistas estudarão a evolução dos venenos em cobras do continente americano, sua influência na diversificação do grupo e mecanismos moleculares de variabilidade. O trabalho envolverá geração e análise de dados transcriptômicos, proteômicos, genômicos e a correlação dos mesmos com a função dos venenos. Os candidatos selecionados poderão realizar intercâmbio em laboratórios parceiros nos Estados Unidos e também obter experiência em atividades de campo.

Os interessados na vaga devem enviar e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , contendo curriculum vitae, carta de apresentação e contatos (nome, instituição, telefone e e-mail) de dois a três pesquisadores que possam dar informações sobre o candidato.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2443, www.fapesp.br/oportunidades/2445 e www.fapesp.br/oportunidades/2446.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, ele poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

No doutorado direto, os pesquisadores serão subsidiados com uma bolsa fornecida pela FAPESP, com duração de 48 meses e valor mensal de R$ 2.043,00 no primeiro ano, R$ 2.168,70 no segundo ano, R$ 3.010,80 no terceiro ano e R$ 3.726,30 no quarto ano. Um auxílio financeiro equivalente a 30% do valor anual da bolsa será concedido para despesas diretamente relacionadas às atividades de pesquisa. Os requisitos e benefícios estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/dd.

Para informações sobre bolsas de mestrado acesse www.fapesp.br/bolsas/ms.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP