Todas as capitais brasileiras passarão a contar com sinal de TV digital a partir desta quarta

Qui, 01 de Novembro de 2018 11:48

Rio Branco (AC), Boa Vista (RR) e Campo Grande (MS) passarão pelo switch off. Desligamento também atinge dois grupamentos de cidades do Ceará.

Todas as capitais brasileiras vão passar a contar com o sinal digital de televisão a partir desta quarta-feira (31), quando o sinal analógico de TV será totalmente desligado em Campo Grande (MS), Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR). Essas três cidades fazem parte do grupo de 16 municípios onde a transição do sistema analógico para o digital teve início no mês de agosto.

A finalização de mais essa etapa do cronograma de desligamento foi confirmada nesta terça-feira (30), durante reunião do Gired, grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil. Além dos três agrupamentos do Norte e do Centro-Oeste, as transmissões analógicas serão encerradas nas regiões de Juazeiro (CE) e Sobral (CE). Ao todo, o sinal digital vai beneficiar uma população de cerca de 2,5 milhões de pessoas.

O desligamento de forma escalonada nesses cinco agrupamentos ocorreu porque, na véspera da data prevista para o switch off, nenhum deles havia atingido o percentual mínimo de 90% dos domicílios com acesso ao sinal digital. Por essa razão, o Gired decidiu começar o processo de transição em agosto e concluir em 31 de outubro.

Em todos os 16 municípios beneficiados, as emissoras de TV vão exibir durante a programação cartelas informativas com a data final das transmissões analógicas. Até o dia 29 de novembro, os kits de conversores digitais para famílias cadastradas em programas sociais do governo federal também continuarão a ser distribuídos. O kit é composto por uma antena UHF e um conversor, que precisam ser instalados para que o aparelho de televisão antigo possa exibir a programação de TV transmitida pelo sinal digital.

O sistema digital de TV garante uma programação com melhor qualidade de imagem e som para a população. Com a digitalização, as emissoras de TV também desocupam a faixa de 700 MHz, que passa a ser utilizada pelas operadoras para oferecer a tecnologia 4G de telefonia.

Confira as cidades que passarão pelo desligamento:

Agrupamento: Rio Branco (AC)

Municípios do estado do Acre: Bujari, Rio Branco e Senador Guiomard

Agrupamento: Boa Vista (RR)

Municípios do estado de Roraima: Boa Vista e Cantá

Agrupamento: Campo Grande (MS)

Municípios do estado do Mato Grosso do Sul: Campo Grande e Terenos

Agrupamento: Juazeiro do Norte (CE)

Municípios: Barbalha, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha

Agrupamento: Sobral (CE)