Brasileira cria tecnologia para autoexame contra câncer de mama

Ter, 30 de Outubro de 2018 11:38

VidaCam usa um computador simples, como um Raspberry Pi, e uma câmera capaz de detectar temperaturas diferentes e custa US$ 100

Um dispositivo que custa menos de US$ 100 e pode ajudar mulheres na prevenção do câncer de mama: este é o VidaCam, um dos projetos desenvolvidos pelos estudantes da design.tech, escola de ensino médio que fica dentro da sede da Oracle em Redwood City, no meio do Vale do Silício. Por meio de um computador simples, como um Raspberry Pi, e uma câmera capaz de detectar temperaturas diferentes, ele pode ajudar mulheres a fazer o autoexame de forma mais sensível do que pelo toque.

“As células do câncer são mais quentes do que as saudáveis, porque estão constantemente se dividindo e tem maior fluxo sanguíneo”, explica a brasileira Isabela, de 15 anos, que criou o projeto ao lado das colegas Yohanna e Lauren – por serem menores de idade, as três não forneceram seus sobrenomes ao Estado.

Leia na íntegra: O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Fonte: Jornal da Ciência, 29/10/2018, com informações O Estado de S. Paulo