Wanderley de Souza recebe Prêmio Cátedra de Salud ?Miguel Alemán Valdés?

Seg, 29 de Outubro de 2018 15:47

O diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Wanderley de Souza, recebeu nesta quinta-feira (25) o Prêmio Cátedra de Salud "Miguel Alemán Valdés", conferido pela Fundação Miguel Alemán, no México. Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Academia Brasileira de Ciências, Wanderley foi agraciado com um diploma, uma medalha e um cheque em valor equivalente de dez mil dólares. A cerimônia contou com a presença membros do corpo de jurados, dirigentes da Fundação e o Embaixador do Brasil no México, Maurício Carvalho Lyrio.

Como parte do prêmio, o pesquisador expos a sua obra científica em uma conferência intitulada "Protozoários Patógenos: su importância como agentes de infección y como modelos biológicos", realizada no Instituto Politécnico Nacional. Ele também se reuniu, nesta sexta feira (26), com os atuais dirigentes do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia-CONACYT, órgão semelhante ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Neste encontro, que contou com a presença de membros da Embaixada do Brasil, foi discutida a evolução da cooperação científica entre os dois países.

Em seguida, Wanderley se reuniu com a equipe de transição do novo governo mexicano que aturará na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, cuja posse será no dia 1º de dezembro. Ele ainda foi o palestrante da conferência "Estado Actual de la Ciencia en Brasil", na Universidade Nacional Autônoma do México, que abordou aspectos históricos da evolução da atividade científica no Brasil, a atual organização do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, a evolução do orçamento brasileiro para a área e os desafios para o futuro. A conferência contou com a presença do Embaixador brasileiro no México e da Dra. Elena Alvarez Buylla, que assumirá em a presidência do CONACYT.

A Cátedra de Salud "Miguel Alemán Valdés" foi criada com o propósito de convidar pesquisadores e clínicos do mais alto prestígio do mundo para compartilhar seus conhecimentos e experiências com a comunidade científica mexicana. Normalmente, cada professor apresenta uma série de três conferências.

Fonte: Portal FINEP