Entrevista destaca pesquisas sobre problemas emergentes em saúde

Seg, 29 de Outubro de 2018 15:14

“Alimentos ultraprocessados”, “Soluções para a obesidade”, “Doença de Chagas” e “Câncer e doenças do coração” são os temas desta semana no Entrevista do canal Futura. A nova temporada do programa é produzida em parceria com a FAPESP.

Comandada por Paulo Saldiva, professor titular da Faculdade de Medicina e diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), a série convida cientistas com pesquisas apoiadas pela FAPESP que se dedicam a melhorar a saúde pública do Brasil.

Cada episódio vai ao ar de segunda a quinta-feira, sempre às 22 horas, com 15 minutos de duração e sem intervalos. Após a exibição, todos ficam disponíveis no Futura Play.

Nesta segunda-feira (29/10), o convidado será Carlos Augusto Monteiro, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e coordenador da edição mais recente do Guia Alimentar para a População Brasileira. Monteiro falará sobre o aumento no consumo de alimentos ultraprocessados e o problema crescente da obesidade em todo o mundo.

Na terça-feira, soluções para a epidemia da obesidade serão debatidas por Saldiva com Licio Velloso, professor titular da Universidade Estadual de Campinas e coordenador do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP. Velloso falará sobre doenças relacionadas à obesidade e quanto a ciência tem avançado no tratamento e na compreensão das causas do problema.

Novas perspectivas para o controle da doença de Chagas serão o tema da conversa com Edecio Cunha Neto, professor da Faculdade de Medicina da USP e membro da coordenação da área de Saúde da FAPESP. Cunha Neto e colegas recentemente publicaram artigo na Nature Communications em que descrevem um papel fundamental de uma enzima (a fosfatidilinositol 3-quinase (PI3K) gama) contra o parasita da doença de Chagas (leia mais em: http://agencia.fapesp.br/28033).

Na quinta-feira (1º/11), também às 22h, Carlos Eduardo Negrão, professor titular da USP e membro da coordenação adjunta - Ciências da Vida da FAPESP, falará sobre descobertas em pesquisas relacionadas à ocorrência de câncer, doenças do coração e seus tratamentos.

No dia 5 de novembro, o entrevistado será o virologista Paolo Zanotto, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, que falará sobre conquistas e desafios na busca por mecanismos de combate aos vírus.

Carlos Ugrinowitsch, professor da Escola de Educação Física e Esporte da USP, Mayana Zatz, coordenadora do Centro de Pesquisa do Genoma Humano, Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan e coordenador do Centro de Terapia Celular (CEPID CTC), e Luisa Lina Villa, do Instituto do Câncer de São Paulo, são alguns dos entrevistados que participaram dos episódios anteriores.

Todos os episódios podem ser vistos em www.futuraplay.org/serie/entrevista.

Fonte: Agência FAPESP