Ciência europeia terá de ser publicada em revistas de acesso livre em 2020

Seg, 29 de Outubro de 2018 11:01

Regra vale para cientistas que receberem financiamento de um grupo de 12 agências de países europeus

Produzir ciência tem um custo elevado. E obter conhecimento científico também. Um cientista que deseja publicar sua pesquisa escolhe hoje entre dois métodos principais: publicar em revistas que pertencem às grandes editoras científicas, como Elsevier e Springer (editora do grupo Nature), que cobram o acesso aos artigos, ou nas chamadas revistas de acesso aberto, que são isentas de taxas para leitura.

O problema do modelo atual é que, forçados pela hierarquização dos periódicos científicos, que são classificados de acordo com o fator de impacto, os pesquisadores frequentemente optam por publicar nas chamadas revistas tradicionais. E as universidades, que em geral financiam os projetos dos seus acadêmicos, pagam por taxas de assinaturas dos periódicos — basicamente, paga-se duas vezes para se obter a pesquisa produzida no próprio instituto. Mas isso tende a mudar.

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo

O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Fonte: Jornal da Ciência, 26/10/2018, com informações Folha de S. Paulo