logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Ministro defende investimento contínuo em programas importantes para o país

Sex, 26 de Outubro de 2018 16:27

Gilberto Kassab destacou a relevância do Cidades Inovadoras, ação que busca estimular a modernização das cidades brasileiras por meio da inovação.

 

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, defendeu que programas estruturantes para o país passem a ser encarados como ações perenes de Estado. Entre estes, está o Cidades Inovadoras, ação recém-lançada que busca estimular a modernização dos municípios brasileiros por meio da adoção de soluções inovadoras. Nesta quarta-feira (24), Kassab participou de um workshop organizado pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) para apresentar a iniciativa a representantes de bancos de desenvolvimento e de agências de fomento.

 

“Nossa disposição é de que possamos transformar essas ações e esses programas em programas de Estado, e não de governo. Em um país como o Brasil, com tantos desafios, precisamos ter um caráter permanente de investimentos em ciência, em pesquisa e em inovação”, disse. “Queremos construir programas de curto, de médio e de longo prazo. E, para isso, temos que ter visão de Estado, porque são programas, projetos e soluções que perpassam por diversos governos no plano municipal, no plano estadual e no plano federal”, completou Kassab.

 

Lançado em 27 de setembro deste ano, o Cidades Inovadoras é um programa de descentralização de financiamentos de atividades de inovação voltados ao desenvolvimento sustentável. Pelo programa, os recursos de até R$ 1 bilhão serão repassados a bancos de desenvolvimento, agências de fomento e outras instituições financeiras, que vão financiar projetos de inovação por prefeituras, governos estaduais e empresas de economia mista ou companhias privadas.

 

Quatro setores receberão apoio de forma prioritária: saneamento e recursos hídricos; mobilidade urbana; eficiência energética; e energias renováveis. A taxa de juros será de CDI 4.0% ao ano (remuneração da Finep), e a remuneração do agente será negociada entre a instituição e o cliente. O prazo de carência é de 24 meses e o prazo de amortização é de até 96 meses.

 

Para o presidente em exercício da Finep, Ronaldo Camargo, o Cidades Inovadoras vai permitir que os municípios do país tenham acesso a soluções sustentáveis que vão melhorar a gestão pública e permitir que o Brasil “finque os pés no século 21”.

 

“Esse é um programa extremamente importante para o país, por permitir que as cidades tenham acesso a soluções que dificilmente teriam condições de desenvolver. O Cidades Inovadoras vai possibilitar que elas possam adquirir a inovação diretamente com quem desenvolve”, observou.

 

Fonte: Portal MCTIC

 

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa