Startups vão receber R$ 14,5 milhões em investimentos da Finep

Sex, 26 de Outubro de 2018 16:24

A Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, anunciou as empresas aprovadas na segunda rodada do programa Finep Startup. Dentre as 25 escolhidas na etapa anterior, 15 candidatas foram selecionadas e vão receber um investimento total de R$ 14,5 milhões — média de R$ 966 mil para cada projeto.

Foram aprovadas as startups Bionexus, DataRisk.io, ePHealth, Everywhere Analytics, Fofuuu, Integra Bioprocessos, Intelivix, NanoScoping, Parcele.me, PickCells, Postmetria, ProtMat Materiais Avançados, Sumá, VirtualCAE e Zaruc. Entre as áreas de atuação das escolhidas, destacam-se os temas Healthtech e Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Agritech, Nanotecnologia, Fintech, Biotecnologia e Manufatura Avançada.

Antes da assinatura do contrato de investimento, a Finep ainda vai realizar uma análise jurídica das operações. Cada empresa poderá receber novos investimentos futuros, caso apresente resultados promissores.

O gerente do Departamento de Empreendedorismo e Investimento em Startups da Finep, Raphael Braga, destaca que essa é uma iniciativa inédita no País, em que a financiadora compartilha com o empreendedor o risco inerente aos estágios iniciais de desenvolvimento. "A inovação é condição necessária para a escolha da empresa, mas não suficiente: as startups precisam atender a uma demanda real de mercado e estar ancoradas em um modelo de negócios viável e escalável”, explica.

Processo

Antes de chegar às 15 selecionadas, a Finep realizou diversas fases de seleção. O primeiro edital do programa teve 366 empresas inscritas, das quais 75 foram aprovadas para o estágio seguinte. Após essa etapa, os avaliadores escolheram 25 startups. Duas delas desistiram do processo e oito foram reprovadas.

Fonte: Finep