Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

Qua, 24 de Outubro de 2018 10:47

Todos os anos, no dia 10 de novembro, celebra-se o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento. Esta data tem como objetivo lembrar a importância da ciência para a sociedade, assim como assinalar que a ciência, a paz e o desenvolvimento estão interligados

Celebrado a cada 10 de novembro, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento destaca o importante papel da ciência na sociedade e a necessidade de envolver o público em geral em debates sobre questões científicas emergentes. Ele também sublinha a importância e relevância da ciência em nossas vidas diárias.

Ao associar a ciência mais intimamente à sociedade, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento visa assegurar que os cidadãos sejam mantidos informados sobre os desenvolvimentos na ciência. Também ressalta o papel que os cientistas desempenham na ampliação de nossa compreensão do notável e frágil planeta que chamamos de lar e em tornar nossas sociedades mais sustentáveis.

O Dia oferece a oportunidade de mobilizar todos os atores em torno do tema da ciência para a paz e o desenvolvimento – desde autoridades governamentais até a mídia e alunos da escola. A Unesco incentiva fortemente todos a se unirem para a celebração do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, organizando seu próprio evento ou atividade no dia.

Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento 2018

O tema para 2018 é “Ciência, um direito humano“, em comemoração ao 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (art. 27), e da Recomendação sobre Ciência e Pesquisadores Científicos. Este Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento 2018, a Unesco exorta todos a exercerem seu direito humano de participar e se beneficiar da ciência. Este direito está consagrado na Declaração Universal dos Direitos do Homem, que celebra o seu 70º aniversário este ano, mas é apenas quando utilizamos este direito para nos juntarmos e apoiarmos os esforços científicos que podemos transitar para uma ciência mais forte e reforçar a cultura científica nas nossas sociedades.

A Unesco também pede aos governos, às empresas, à sociedade civil e aos cientistas que adotem plenamente os valores da ciência responsável e ética, implementando integralmente a Recomendação da Unesco de 2017 sobre Pesquisadores Científicos e Científicos.

Fonte: Jornal da Ciência, 23/10/2018, com informações Unesco