Unidades de pesquisa do MCTIC no Rio promovem atividades e palestras durante a SNCT

Qui, 18 de Outubro de 2018 10:59

A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) segue a todo vapor no Rio de Janeiro. Ao longo dos primeiros dias do evento, centenas de crianças ocuparam o campus compartilhado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e pelo Observatório Nacional (ON) para conhecer as atrações oferecidas pelas unidades de pesquisa do MCTIC no Rio de Janeiro. Com conteúdo divertido e uma linguagem de fácil compreensão, a SNCT é uma oportunidade para o público aprender com atividades didáticas, atrativas e interessantes.

São jogos matemáticos, desafios de lógica, levitação magnética, exibição de tecnologias assistivas e educacionais, visitas à luneta de 46 centímetros – o maior telescópio do Brasil –, planetário inflável digital e diversas oficinas científicas. Além disso, está disponível um capacete de realidade virtual que permite uma viagem à cidade de Sobral (CE), onde, em 29 de maio de 1919, foi registrado o eclipse solar total que levou à primeira comprovação da Teoria Geral da Relatividade, proposta pelo físico Albert Einstein.

“É com muita honra que recebemos as instituições de pesquisa para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Ao longo dessas 15 edições, a SNCT vem cumprindo o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população. E, dentro deste quadro, a SNCT também vem empreendendo iniciativas para divulgar a ciência para a juventude, buscando incentivá-los a se envolver nesse universo tão importante para o país”, afirmou a diretora do Mast, Anelise Pacheco.

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), todos entidades vinculadas ao MCTIC, também contam com programação no local.

Programação

Nesta edição, além das atrações oferecidas, a SNCT conta com uma série de palestras para debater a importância da ciência para a redução das desigualdades, temática escolhida pelo MCTIC para este ano, e um pré-evento dos 100 anos do Eclipse de Sobral. A programação segue até domingo (21) e pode ser acessada aqui (http://www.mast.br/images/pdf/Programao-Mesas-Redondas-SNCT-2018.pdf).

Fonte: Portal MCTIC