Entidades pedem suspensão do prazo para regularização e cadastro das atividades de que trata a Lei da Biodiversidade

Seg, 22 de Outubro de 2018 10:14

A SBPC, juntamente, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes), o Conselho de reitores das Universidades Estaduais de São Paulo (Cruesp) e a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) enviaram uma carta aos ministros da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e do Meio ambiente, solicitando a suspensão do prazo para regularização e cadastro das atividades de que trata a Lei da Biodiversidade (Lei 13.123/2015) sobre o acesso ao patrimônio genético, sobre a proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado e sobre a repartição de benefícios para conservação e uso sustentável da biodiversidade.

A solicitação reitera a necessidade de suspensão do prazo para todas as atividades de pesquisa enquanto a nova plataforma SisGEn2 não for disponibilizada.

Leia abaixo a carta na íntegra.

Senhor Ministro,

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (ANDIFES), o Conselho de reitores das Universidades Estaduais de São Paulo (CRUESP) e a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), vêm por esta nota reiterar a solicitação de suspensão do prazo para regularização e cadastro das atividades de que trata a Lei nº 13.123, de 2015 sobre o acesso ao patrimônio genético, sobre a proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado e sobre a repartição de benefícios para conservação e uso sustentável da biodiversidade.

A comunidade científica vem manifestando seu descontentamento com o Sistema de Cadastramento criado pelo CGEN (SisGen), sistema pelo qual se processa esse cadastramento pela grande quantidade de regras e exceções, publicadas por Resoluções Normativas do CGEN, cuja implementação depende de um novo sistema (SisGEN2, ainda não liberado). Apesar do incansável e intenso trabalho da Câmara Setorial da Academia, essas normativas resultam em um extenso detalhamento de regras, que tem gerado uma forte insegurança na comunidade acadêmica para a real compreensão de enquadramento de seus trabalhos. Ainda, é importante reiterar as constantes indagações sobre a instabilidade de acesso ao sistema onde devem ser depositados os dados.

Nossa solicitação se baseia no Art. 36. da Lei13.123, de 2015 que estipula o prazo de um ano para cadastro após a disponibilização de sistema adequado pelo CGEN. Considerando-se que o próprio CGEN emitiu uma normativa onde reconhece que o sistema (SisGen1) não contempla todos os tipos de pesquisa, e dessa forma não pode ser considerado pronto, solicitamos que seja editada uma portaria suspendendo o prazo, e que esse seja reativado a partir da liberação do SisGen2, de acordo com o artigo 36, supracitado.

Atenciosamente,

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Conselho de reitores das Universidades Estaduais de São Paulo (CRUESP)