INPI e IBGE lançam a edição 2018 do mapa das IGs brasileiras

Seg, 22 de Outubro de 2018 09:13

O INPI e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizaram, no dia 18 de outubro, a versão digital da edição 2018 do Mapa das Indicações Geográficas do Brasil, na escala 1:5.000.000, que representa as 58 áreas reconhecidas pelo INPI até junho de 2018.

Esse é um dos produtos oriundos do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre os dois Institutos, com o objetivo de representar cartograficamente as áreas produtoras e de prestação de serviço brasileiras que possuem o registro concedido pelo INPI.

Acesse a versão digital do mapa das IGs representadas até junho de 2018.

Veja todas as IGs concedidas pelo INPI até outubro de 2018.

Entendendo a Indicação Geográfica

O registro de IG permite delimitar uma área geográfica, restringindo o uso de seu nome aos produtores e prestadores de serviços da região (em geral, organizados em entidades representativas). A IG possui duas espécies: Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO).

A espécie Indicação de Procedência se refere ao nome de um país, cidade ou região conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço.

Já a espécie Denominação de Origem reconhece o nome de um país, cidade ou região cujo produto ou serviço tem certas características específicas graças a seu meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.

Fonte: Portal INPI