logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

CNPq organiza julgamento das chamadas Universal e PQ

Qui, 18 de Outubro de 2018 17:44

As propostas serão julgadas entre 29 de outubro e 30 de novembro pelos Comitês de Assessoramento (CA) do CNPq

 

A partir do final do mês de outubro, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) iniciará os julgamentos das chamadas Universal 2018 e de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). Para tanto, centenas de consultores ad hocs estão sendo acionados para avaliarem as propostas, que serão julgadas entre 29 de outubro e 30 de novembro pelos Comitês de Assessoramento (CA) do CNPq.

 

Os pareceres devem ser emitidos por meio da Plataforma Carlos Chagas e, portanto, é necessária a constante verificação de pendências nessa plataforma. A emissão do parecer ad-hoc é fundamental para o modelo de avaliação do CNPq das propostas submetidas nas chamadas.

 

Calendário de reuniões dos CAs

 

O lançamento da Chamada Universal em julho deste ano foi fruto de um esforço conjunto do MCTIC e do CNPq para retomar a iniciativa que estava um ano sem sua edição.

 

Essa chamada mobiliza toda a comunidade científica brasileira, recebendo uma demanda de mais de 20 mil propostas. Somada às outras linhas de fomento rotineiras do CNPq – em particular, bolsas PQ e bolsas especiais -, a demanda de julgamento de propostas atualmente em andamento exigirá um esforço extra dos membros dos Comitês de Assessoramento.

 

Assim, na perspectiva de uma demanda de trabalho intensa para os próximos meses e no intuito de oferecer um cronograma viável para todos, o CNPq elaborou um calendário de reuniões com alternância entre os CAs para permitir o julgamento presencial da demanda de bolsas PQ e do Universal.

 

29/10 a 1/11 – Universal

5 a 9/11 – Universal

19 a 23/11 – PQ

26 a 30/11- PQ

 

O julgamento da Chamada de bolsas no país e no exterior será à distância e com maior flexibilidade de data, até o final do ano.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 17/10/2018

 

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa