Finep participa da entrega da Ordem Nacional do Mérito Científico e Tecnológico

Qui, 18 de Outubro de 2018 17:25

Reconhecer a contribuição de personalidades para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Brasil. Esse é o propósito da cerimônia de entrega das honrarias da Ordem Nacional do Mérito Científico, que acontece nesta quarta-feira (17), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). A solenidade vai contar com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, do presidente em exercício da Finep, Ronaldo Camargo, e do diretor da Inovação da Finep, Rennys Frota, entre outras autoridades. A financiadora integra o grupo de entidades do setor que participa desse grande esforço de reconhecimento.

Neste ano, receberão as honrarias 85 pessoas de diferentes segmentos da ciência brasileira, entre pesquisadores, professores, dirigentes de entidades e outros promotores do conhecimento. Na lista, há nomes como João Moreira Salles, criador do Instituto Serrapilheira, Artur Ávila Cordeiro de Melo, ganhador da Medalha Fields (prêmio equivalente ao "Nobel" de matemática), e Celina Maria Turchi Martelli, que foi eleita pela revista Nature um dos dez nomes de maior destaque na ciência em 2016 pelas pesquisas que descobriram a associação entre o vírus da zika e a microcefalia.

A Ordem foi instituída pelo Decreto nº 772/1993 e se tornou a mais importante condecoração da área científica e tecnológica do país. Ela se destina a premiar personagens nacionais e internacionais que tenham prestado contribuições relevantes à ciência e se destacado por suas qualidades intelectuais e acadêmicas.

Fonte: Portal FINEP