Câmara comemora 50 anos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Qui, 18 de Outubro de 2018 16:58

Homenagem foi feita em sessão solene realizada nesta terça-feira (16)

A Câmara dos Deputados homenageou, nesta terça-feira (16), em sessão solene requerida pelo deputado Beto Rosado (PP-RN), os 50 anos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), comemorado no último dia 28 de setembro. A sessão foi presidida pelo deputado Walter Alves (MDB-RN).

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), destacou a atuação da universidade nessas últimas cinco décadas. “A UERN tem fomentado a pesquisa, disseminado conhecimento, promovido debate e buscado a interação com a sociedade, sempre de uma perspectiva crítica”, pontuou o deputado. Para Rodrigo Maia, além de proporcionar educação de qualidade e ser “foro de pensamentos livres”, a UERN também é importante para o desenvolvimento regional do Rio Grande do Norte e do Nordeste como um todo.

O parlamentar também ressaltou o crescimento da instituição. “Ao longo do tempo, a UERN ganhou autonomia e expandiu-se à medida que novos cursos de graduação e de pós-graduação foram criados. Aos poucos, se expandiu também geograficamente, com a criação de campi avançados. Atualmente, está muito aberta ao mundo e à inovação, modernizou-se e integrou-se às demandas da especialização, oriundas de uma sociedade em mutação constante e acelerada”, completou.

De acordo com a secretária de Educação do estado do Rio Grande do Norte, Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa, a UERN exprime uma das mais esplêndidas conquistas educacionais do povo potiguar. “A UERN atua não só como formadora de recursos humanos, mas também como formadora da identidade do estado, formando gestores, administradores e profissionais de várias áreas”, comentou.

Segundo o reitor da instituição, Pedro Fernando Ribeiro Neto, a “UERN é um ambiente de compartilhamento e convivência de sonhos e de materialização desses. A UERN é um ambiente de formação e capacitação de potiguares de diversas camadas sociais e cumpre o seu papel de Universidade inclusiva, includente e instrumento do desenvolvimento do Estado”.

Universidade

Criada em 28 de setembro de 1968, pela lei municipal nº 20/1968 a UERN nasceu com o nome de Universidade Regional do Rio Grande do Norte. Em janeiro de 1987, o então governador do estado assinou a lei que estadualizou a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Rodrigo Maia lembrou que, quando foi criada, em 1968, a universidade não possuía corpo docente profissionalizado e organizado em carreiras e cobrava pelos cursos que oferecia. Segundo ele, em 1993 a instituição passou a ser conhecida como Universidade pelo Ministério da Educação.

Fonte: Agência Câmara Notícias