Capes fecha acordos com Universidade de Tübingen, na Alemanha

Qua, 17 de Outubro de 2018 11:30

O acordo terá duração de dez anos e permite a criação de projetos de pesquisas internacionais para que candidatos a doutorado e pesquisadores de pós-doutorado possam participar

Abílio Baeta, presidente da Capes, e Bernd Engler, presidente da Universidade Tübingen, na Alemanha, assinaram nesta segunda-feira, 15, dois planos de cooperação. Os acordos terão duração de dez anos e permitem a criação de projetos de pesquisas internacionais nos quais candidatos a doutorado e pesquisadores de pós-doutorado poderão participar.

A instituição alemã tem termos de cooperação semelhante com outras universidades do mundo, como Harvard (EUA), Oxford (Inglaterra) e Sorbonne (França).

Além disso, o Centro Tübingen de Descoberta Acadêmica de Medicamentos cooperará com instituições brasileiras na educação conjunta de doutorandos. Dentro do chamado modelo sanduíche, os doutorandos brasileiros podem passar até dois anos na universidade alemã.

Os convites à apresentação de propostas para estes projetos de pesquisa serão feitos em breve pela Capes e a Universidade de Tübingen, conjuntamente. Em uma relação de reciprocidade existente entre as instituições, discentes alemães também terão a chance de trabalhar suas pesquisas no Brasil.

Matéria relacionada.

Fonte: Jornal da Ciência, 16/10/2018, com informações Capes