SNCT 2018: Pirâmide holográfica da Finep aproxima ciência e tecnologia da população

Ter, 16 de Outubro de 2018 17:45

Quem visitar o estande da Finep na Semana Nacional de Ciência Tecnologia (SNCT), entre 15 e 21 de outubro, em Brasília (DF), poderá viajar pela história do planeta, partindo do Big Bang, com direito a passagens como a era dos dinossauros e a chegada do homem à Lua. Tudo isso sem sair de uma sala escura, de 40 metros quadrados. O passeio será possível graças à tecnologia desenvolvida pela Coppe/UFRJ: uma pirâmide holográfica de acrílico. O intuito é trazer o universo da ciência e da tecnologia para o dia-a-dia da população.

Nessa estrutura, com dimensões de 2m X 2m X 1,5m, são realizadas projeções tridimensionais que dispensam o uso de óculos especiais. Quatro projetores exibem o vídeo no teto curvo, que se parece com um planetário. Outro aparelho projeta simultaneamente um segundo vídeo em cima de uma tela colocada sobre a pirâmide. A holografia é construída a partir de um software que sincroniza as imagens, dando a impressão de que os objetos flutuam dentro da estrutura.

A solução visual é conhecida: os aparelhos utilizados são parecidos com os que encontramos em salas de aula e têm capacidade de 2000 ANSI Lumens. A verdadeira “mágica” está na boa história que será contada. Cada sessão dura aproximadamente 10 minutos e comporta até 50 espectadores. A pirâmide foi desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE), vinculado à Coppe/UFRJ.

SNCT 2018: “Ciência para a redução das desigualdades”

Em 2018, a SNCT chega à 15ª edição com o tema “Ciência para a redução das desigualdades”, relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agência 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Com atividades em todo o país, a iniciativa tem como objetivo aproximar a ciência e a tecnologia da população, principalmente dos jovens.

A abertura oficial está marcada para terça-feira (16), às 11h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, palco principal da SNCT. A cerimônia vai contar com a participação do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e dos diretores da Finep Ronaldo Camargo e Rennys Frota.

A SNCT é coordenada pelo MCTIC e conta com a colaboração de empresas e órgãos públicos, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, museus, universidades e secretarias estaduais e municipais. No ano passado, foi registrado o recorde de municípios participantes: 1.311. Durante o evento, 1.106 instituições desenvolveram mais de 104 mil atividades em todo o território brasileiro.

Estande da Finep na SNCT 2018

Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade – Brasília (DF)

Data: 15 a 21 de outubro

Horário: segunda (14h às 18h), terça (8h30 às 18h), quarta (8h30 às 22h), quinta (8h30 às 18h), sexta (8h30 às 18h), sábado (9h30 às 19h) e domingo (9h às 18h)