Relatório apresenta propostas para renovação das universidades

Ter, 09 de Outubro de 2018 15:07

Documento produzido por grupo da USP será lançado em seminário no Instituto de Estudos Avançados no dia 10

O grupo A USP Diante dos Desafios do Século 21, que pensa ações para que a Universidade se adapte às demandas do ensino superior deste século, se reunirá no dia 10 de outubro, a partir das 14 horas, para apresentar um relatório no qual são discutidos as transformações contemporâneas e os pontos críticos do ensino superior, assim como os desafios e as propostas para a USP.

Os interessados em participar presencialmente do seminário A Universidade Diante do Espelho devem se inscrever com antecedência. Haverá transmissão ao vivo pela internet, para a qual não é necessário se inscrever.

Luiz Bevilacqua, professor visitante do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e coordenador do grupo de trabalho, acredita ser necessário questionar regras antigas e lutar por novos estatutos, mais flexíveis e adequados à dinâmica atual. Para ele, oito fatores são responsáveis pelos novos desafios impostos às universidades:

O acelerado avanço e bifurcação do conhecimento;

As demandas (manifestas e latentes) da sociedade;

A inserção (necessária, porém difícil) na política de Estado;

A universalização e a internacionalização;

O multiculturalismo e a etnodiversidade;

A sustentação da autonomia nacional;

Os custos e a crise de identidade;

A dificuldade de escolha entre vários modelos possíveis.

Além de Bevilacqua, participam do encontro outros quatro membros do grupo de trabalho: Guilherme Ary Plonski, vice-diretor do IEA; Elizabeth Balbachevsky, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP; Eugênio Bucci, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP; e Naomar de Almeida Filho, ex-reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFBA). Outros seis intelectuais, de diversas áreas e instituições, completam o grupo de participantes.

Durante o evento, será lançado o relatório A USP Diante dos Desafios do Século XXI, criado pelo grupo. Serão discutidos também autonomia e internacionalização da universidade, métodos de avaliação e excelência e a inserção da universidade no universo digital.

Bevilacqua entende que, frente às demandas atuais, não há mais tempo para pensar e decidir: “É preciso assumir riscos”. Para tanto, ele defende que a universidade deve “sair da frente do espelho e olhar para fora de si mesma”.

O evento é gratuito e será realizado na Sala Alfredo Bosi do IEA, localizado na Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, na Cidade Universitária, em São Paulo. A programação pode ser acessada na página do evento.

Fonte: Jornal da Ciêcia, 08/10/2018, com informações Jornal da USP