Agenda de PI é tema de reunião

Ter, 09 de Outubro de 2018 09:41

O futuro chefe da delegação permanente do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio e outras Organizações Econômicas em Genebra, Alexandre Parola, visitou o INPI no dia 8 de outubro para trocar informações sobre a agenda de propriedade industrial no Brasil. O presidente do Instituto, Luiz Otávio Pimentel, recebeu o embaixador, que atualmente é presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O coordenador-geral de Planejamento e Gestão Estratégica do INPI, Pedro Burlandy, ao lado do diretor-executivo, Mauro Maia, apresentou os planos do Instituto até 2021, especialmente o ingresso em tratados internacionais, como Madri, Haia, Budapeste e Locarno.

Dados sobre a melhoria operacional e de produção foram apresentados pela diretora de Patentes, Liane Lage, e o diretor de Marcas, André Balloussier. Liane destacou os projetos de trabalho remoto e de atividade descentralizada de exame, além do andamento dos pedidos de patentes farmacêuticas após a publicação da portaria conjunta INPI-Anvisa.

Já Balloussier contou que o tempo de decisão de marcas está em 17 meses, um mês a menos que o necessário para participação no Protocolo de Madri. Segundo ele, a projeção é que, até dezembro deste ano, pedidos de marca com e sem oposição sejam decididos em 13 meses.

Ele mostrou ainda que a área de desenhos industriais apresenta queda no backlog e aumento no número de decisões, enquanto o presidente do INPI ressaltou que o Brasil tem evoluído na área de indicações geográficas, ao tentar obter reconhecimento, no exterior, das IGs do País.

Fonte: Portal INPI