Mulheres na ciência é o tema do segundo evento do ciclo de painéis “CTI-ODS 2030”

Sex, 05 de Outubro de 2018 11:35

Com conferência ministrada pela presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, o evento propõe debater diversos aspectos das contribuições das mulheres na ciência e como isso pode ser um vetor para promover o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O encontro será na próxima terça-feira, 9 de outubro, em São Paulo

A cidade de São Paulo (SP) receberá, no dia 9 de outubro, o segundo evento do ciclo de painéis “CT&I para a Sustentabilidade (CTI – ODS 2030)”. Dessa vez, o tema em debate é “Mulheres na ciência”. O encontro será realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a participação de pesquisadoras, gestoras da área de CT&I e representantes da comunidade científica e tecnológica de todo o Brasil.

Os eventos são realizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). O ciclo de painéis conta, ainda, com a parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O painel “Mulheres na ciência” será composto por uma conferência ministrada pela presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, e terá como debatedoras a presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Zehbour Panossian; e a líder de Diversidade e Inclusão da Oracle na América Latina, Daniele Botaro; além de Alice Rangel de Paiva Abreu, que é professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretora do GenderInSITE, um programa internacional para promover a questão de gênero em ciência, inovação, tecnologia e engenharia.

No evento de São Paulo, a co-fundadora da Rede ODS Brasil, Patrícia Menezes, fará a contextualização dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Após esta atividade, as participantes do painel discutirão diversos aspectos das contribuições das mulheres na ciência e como isso pode ser um vetor para promover o alcance dos ODS.

O ciclo é formado por seis painéis realizados ao longo de 2018. Os demais debates serão promovidos em diferentes cidades brasileiras, sendo que o primeiro aconteceu em Belém (PA), com a temática Biodiversidade.

Além do tema Mulheres na Ciência, do encontro em São Paulo (SP), nos próximos eventos serão discutidos os seguintes tópicos: Nexus – segurança hídrica, energética e alimentar; Tecnologia & Emprego; Transformações Sociais; e Conhecimento Científico.

O evento de São Paulo é aberto ao público e será transmitido pelo portal www.cgee.org.br. Para saber mais sobre a programação, acesse este link.

Painel Mulheres na Ciência (CTI – ODS 2030)

Data: 09 de outubro

Local: Confederação Nacional da Indústria – São Paulo (SP).

Fonte: Jornal da Ciência, 04/10/2018, com informações Assessoria de Comunicação – CGEE