logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Ciência às Seis e Meia debate as "Eleições 2.0: A influência da internet"

Qua, 03 de Outubro de 2018 11:59

Evento acontece nesta quarta-feira, 3 de outubro, no Museu do Amanhã

 

Quais os efeitos da Internet no processo eleitoral? As chamadas “fake news” tem um papel importante nesse processo? Esse novo ecossistema da comunicação pode influenciar na formação do voto?

 

Para orientar nosso público sobre o fenômeno da desinformação online, em tempo de eleições, o Museu do Amanhã, o Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC convidam você para o evento Ciência às Seis e Meia | Eleições 2.0: A influência da internet no nosso voto, que acontece dia 3 de outubro, quarta-feira, das 18h30 às 21h, no Observatório do Amanhã, Museu do Amanhã.

 

No encontro, o pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e professor adjunto da Faculdade de Comunicação Social da UERJ, Fábio Vasconcellos, dará uma visão geral de algumas tendências no processo de formação do voto diante do cenário no qual a comunicação interpessoal por meio digital avança disputando espaço com o modelo tradicional de comunicação política via televisão

 

O fenômeno da internet é, na verdade, um universo bastante amplo que alcança um público maior que as mídias tradicionais usando uma abordagem pessoal, moderna e jovem. A desinformação segue os mesmo padrões e circula, especialmente através de redes sociais.

 

É muito importante conhecer técnicas de manipulação, mas tão importante quanto isso é saber o que fazer com informações manipuladas e como checar boatos e afirmações suspeitas. O método científico de verificação pode ser uma arma poderosa contra o avanço de informações falsas.

 

Ciência às Seis e Meia

 

O projeto Ciência às Seis e Meia é um ciclo de palestras de cientistas para públicos não especializados. Criado nos anos 80 pela Regional Rio de Janeiro da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, tornou-se programa indispensável para quem gosta de conhecer novas ideias e perspectivas nas mais diversas áreas do conhecimento. Para o ano de 2018, o Ciência às Seis e Meia é realizado em parceria com o Museu do Amanhã e ocorre na primeira quarta-feira do mês, sempre às seis e meia.

 

Ciência às Seis e Meia é organizado pela SBPC – RJ e SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em parceria com o Museu do Amanhã e o site de divulgação científica A Ciência Explica.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do Museu do Amanhã. Confirme sua presença no evento do Facebook e fique sabendo de mais novidades. O evento está sujeito à lotação.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 02/10/2018, com informações A Ciência Explica

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa