‘Pais’ da imunoterapia contra o câncer ganham o Nobel de Medicina de 2018

Qua, 03 de Outubro de 2018 09:14

James Allison e Tasuku Honjo fizeram pesquisas cruciais para o desenvolvimento das novas terapias contra o câncer

James P. Allison e Tasuku Honjo foram agraciados com o Nobel de Medicina nesta segunda-feira. O júri do Instituto Karolinska, de Estocolmo, outorgou o prêmio a esses dois cientistas por “sua descoberta da terapia contra o câncer pela inibição da regulação imunológica negativa”.

“Neste ano, o prêmio constitui um marco na luta contra o câncer. A descoberta realizada pelos dois premiados aproveita a capacidade do sistema imunológico de atacar as células cancerosas, soltando os freios das células imunológicas”, disse o Instituto.

James Allison, de 70 anos, é pesquisador do Centro de Câncer MD Anderson de Houston (EUA). Estudou uma proteína que funciona como um freio para o sistema imunológico e entendeu que eliminar esse freio poderia fazer as defesas atacarem aos tumores. A ideia se transformou numa nova estratégia para tratar os pacientes, explicou a Academia.

Leia na íntegra: El País Brasil

Fonte: Jornal da Ciência, 01/10/2018, com informações El País Brasil