Farmacêuticas são as que mais contribuem com pesquisa em universidades no País

Qua, 03 de Outubro de 2018 09:11

A conclusão é de levantamento feito pelo RUF que considerou publicações científicas feitas em parceria entre companhias e instituições de ensino de 2011 a 2015. Entre as 60 empresas que se juntaram com universidades para pesquisa no período analisado, 34 têm origem estrangeira (57%) e 16 (27%) são farmacêuticas

As empresas que mais contribuem com as pesquisas feitas por universidades brasileiras são estrangeiras e do ramo farmacêutico. A conclusão é de levantamento feito pelo RUF que considerou publicações científicas feitas em parceria entre companhias e instituições de ensino de 2011 a 2015.

Entre as 60 empresas que se juntaram com universidades para pesquisa no período analisado, 34 têm origem estrangeira (57%) e 16 (27%) são farmacêuticas.

A suíça Novartis, que ocupa a terceira posição da lista, usa a parceria com instituições de ensino para realizar testes clínicos de novos medicamentos.

“Procuramos estrutura e qualidade científica, e por isso as universidades se destacam”, afirma João Sanches, diretor de relações institucionais da empresa.

Segundo Sanches, o Brasil ocupa posição mundial de destaque na realização de estudos clínicos. A boa estrutura hospitalar e a diversidade genética da população são diferenciais do país, ainda que a lentidão das regulações seja apontada como um entrave.

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo

O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Fonte: Jornal da Ciência, 01/10/2018, com informações Folha de S. Paulo