7º Diálogo discutirá o trabalho e a formação profissional no mundo digital

Ter, 02 de Outubro de 2018 17:19

Organizado pelo DWIH São Paulo, em conjunto com a FAPESP, evento será realizado nos dias 30 e 31 de outubro, em São Paulo, com a participação de pesquisadores do Brasil e da Alemanha.

O 7º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação acontece nos dias 30 e 31 de outubro e irá reunir pesquisadores renomados do Brasil e da Alemanha para apresentar diferentes perspectivas e tendências sobre o trabalho e a formação profissional no contexto das transformações geradas pela digitalização. O evento contará com apresentações de 15 estudiosos da área, entre eles três keynote speakers.

“Com este tema, queremos analisar este momento, entender como deverá ser o futuro e discutir caminhos para que a digitalização beneficie as pessoas e não que aumente as desigualdades sociais”, afirma Marcio Weichert, coordenador do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), instituição que organiza o evento ao lado da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). “Como o assunto não se esgotará com o Diálogo, esperamos que o evento contribua para estreitar a colaboração científica entre os países e o surgimento de novos projetos de pesquisa conjuntos”, acrescenta.

“A colaboração em pesquisa entre cientistas de São Paulo, Brazil e da Alemanha tem crescido muito. A sétima versão do Diálogo vai cobrir temas de muita atualidade como a indústria 4.0 e as transformações trazidas pelo uso de técnicas digitais na manufatura e serviços e seus impactos no mundo do trabalho. O evento contribuirá para intensificarmos ainda mais a interação científica entre as duas regiões”, afirma o diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz.

Programação – Já está confirmada a participação de todos os palestrantes. As apresentações serão abertas por dois keynote speakers: Hartmut Hirsch-Kreinsen, professor da TU Dortmund University e membro do Conselho Científico da Plattform Industrie 4.0, e Glauco Arbix, professor do Instituto de Estados Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), ex-presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O programa continuará com dois painéis com focos distintos: “Trabalhando em um mundo digital” e “Competências e capacitação em um mundo digital”. O primeiro abordará as tendências tecnológicas que afetam o trabalho e o

emprego, a organização do trabalho e as perspectivas de emprego. Já o segundo será sobre as habilidades interpessoais necessárias, os métodos de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento delas, e sua oferta para diferentes grupos sociais, idades e habilidade.
O evento termina com a conferência do último keynote speaker: Klaus Kreulich, vice-presidente da University of Applied Sciences of Munich (HS München). Ele falará sobre as políticas de educação, pesquisa e tecnologia necessárias nesse contexto.

Serviço: O 7º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação será realizado no auditório da FAPESP localizado em sua sede, em São Paulo (R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa) no dia 30 de outubro das 15h às 17h e no dia 31 de outubro das 9h às 17h. Veja neste link (https://bit.ly/2x8iq92) a programação preliminar. Inscrições em breve.

Fonte: Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP)