Uma em cada três universidades no Brasil não pode ser considerada como tal pela lei

Ter, 02 de Outubro de 2018 14:39

Um levantamento inédito da Folha com base no Censo da Educação Superior de 2016 e na plataforma Sucupira da Capes de 2018 mostra que 68 das 196 universidades do País (34,7%) não cumprem ao menos uma exigência oficial para operar como tal. Os dados mostram que 29 universidades têm menos de um terço de seus professores com dedicação integral. Além disso, 53 não têm um sistema mínimo de pós-graduação. Ao todo, 14 universidades não cumprem nenhuma das duas exigências legais

Uma em cada três universidades brasileiras não atende aos requisitos legais para ser considerada “universidade”.

De acordo com a Constituição, universidades, sejam públicas ou privadas, devem atuar em ensino, extensão e pesquisa –o que depende de professores com dedicação integral e de programas sólidos de pós-graduação.

A LDB (Lei de Diretrizes e Bases, de 1996) define que um terço dos professores das universidades deve ter dedicação integral. Esse tipo de instituição precisa ainda de dois programas de doutorado e quatro de mestrado, exigência estabelecida em resolução do Conselho Nacional de Educação (número 3 de 2010).

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo

O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Fonte: Jornal da Ciência, 01/10/2018, com informações Folha de S. Paulo