logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

CNPq e Confap divulgam resultado da chamada ERC - First Round

Ter, 02 de Outubro de 2018 11:01

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o divulgaram nesta segunda-feira, dia 1º de outubro, o resultado da seleção da Chamada Pública ERC - CONFAp CNPq Call 2018 (First Round). No total, foram selecionados 17 pesquisadores PhDs vinculados a instituições brasileiras para integrarem equipes de Pesquisadores Principais com projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (European Research Council - ERC).

 

O resultado pode ser acessado aqui.

 

Foram selecionados pesquisadores dos estados de Alagoas, Ceará, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo. As propostas aprovadas incluem grupos de pesquisa na Suécia, Espanha, Reino Unido, Portugal, Noruega, Bélgica, Itália e Israel. Os projetos aprovados terão início a partir deste semestre. As visitas poderão ser realizadas em um período contínuo ou divididas em visitas curtas. As FAPs e o CNPq apoiarão os projetos aprovados viabilizando as despesas de viagem.

 

Os pesquisadores brasileiros devem procurar suas respectivas agências de fomento para mais informações sobre o apoio e providências necessárias. Para os projetos vinculados ao CNPq, o contato deve ser feito junto à Coordenação Geral de Cooperação Internacional do CNPq por meio do e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Sobre a Chamada

 

A Chamada é lançada por meio do Acordo (Implementing Arrangement) assinado entre a Comissão Europeia e o Confap, em 2016, e inclui o CNPq por meio do Arranjo Administrativo (Administrative Arrangement) assinado entre as instituições, em maio deste ano.

 

Os projetos do ERC que estão abertos a abrigar pesquisadores brasileiros são projetos na fronteira do conhecimento e foram selecionados pela Comissão Europeia e pela Agência Executiva do ERC (ERC Executive Agency ¿ ERCEA).

 

Second Round

 

O Confap e o CNPq abriram, no mês de setembro, um 'Second Round' desta chamada. Pesquisadores elegíveis, que manifestaram interesse em contatar pesquisadores europeus até 19 de setembro, têm até o dia 10 de outubro para submeter proposta nesta rodada.

 

O Second Round da chamada pode ser acessado aqui.

 

Fonte: Portal CNPq, com informações da Coordenação de Comunicação Social do Confap

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa