logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Science: incêndio no museu é uma metáfora do estado da ciência no País

Seg, 01 de Outubro de 2018 11:32

“A metáfora citada pela publicação corresponde à nossa realidade. Espero que essa destruição não se estenda para outras áreas da ciência brasileira. Estamos preocupados”, comenta o professor Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC, em entrevista ao Correio Braziliense

 

Dois artigos que serão publicados na edição de amanhã (28) da revista científica Science, reforçam que o que aconteceu no museu poderia ter sido evitado caso houvesse um maior investimento na área. O primeiro, intitulado “Falta de apoio à ciência desaponta o Brasil”, é uma carta assinada por 21 pesquisadores, entre eles, 12 brasileiros, que afirmam que o fogo que consumiu os arquivos históricos é uma metáfora do estado atual da ciência no país. “Os líderes de todos os níveis não conseguiram fornecer nem mesmo a infraestrutura mais básica e crucial para preservar coleções genuinamente inestimáveis e recursos culturais”, diz um trecho do texto.

 

Os autores são ligados à Universidade Cornell, Universidade da Flórida e à Academia de Ciências da Califórnia, nos Estados Unidos e da Universidade Federal do Rio de Janeiro e afirmam que o país deve refletir como acontecimento e investir na proteção dos museus e coleções para o benefício da ciência e da sociedade em todo o mundo. Eles apontam ainda a queda no financiamento no museu nos últimos 5 anos e a falta de investimentos em reformas, segurança e proteção.

 

Veja o texto na íntegra: Correio Braziliense

 

Fonte: Jornal da Ciência, 28/09/2018, com informações Correio Braziliense

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa