UFSCar oferece workshop sobre a Lei da Biodiversidade e o cadastramento do acesso ao patrimônio genético e conhecimento tradicional associado via SisGen

Seg, 01 de Outubro de 2018 11:00

Na próxima segunda-feira, 8 de outubro, a partir das 14h, a Agência de Inovação, a Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Federal de São Carlos realizarão um workshop sobre o Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético (SisGen) no Teatro Florestan Fernandes do campus São Carlos da UFSCar. Trata-se de uma oportunidade de troca de experiências e acesso à informação sobre os impactos da Lei da Biodiversidade (Lei 13.123/2015) e sua regulamentação via SisGen nas atividades de pesquisa do país. O workshop é aberto a toda a comunidade e contará com a presença da pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fernanda Alvares da Silva.

A palestrante é bacharel e licenciada em Biologia, Mestre em Agroquímica (Bioquímica Animal) e Doutora em Zootecnia (Bioquímica Animal) pela Universidade Federal de Viçosa. Lecionou no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV, de 2001 a 2002, foi Assessora Técnica do Departamento de Patrimônio Genético - DPG/MMA e da Secretaria Executiva do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético - CGEN no período de julho de 2002 a janeiro de 2010 e possui experiência na área de Bioquímica, Acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional Associado e Repartição de Benefícios, coleta de material biológico e remessa de material biológico no Brasil e exterior, e Propriedade Intelectual. Foi representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e atualmente é Analista na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia no Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias, integra o Comitê Local de Propriedade Intelectual (CLPI). É membro titular da Comissão de Ética no Uso de Animais da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, coordenadora do Grupo de Trabalho de regularização e Adequação ao SISGEN do Cenargen e supervisora do SPAT - Setor de Prospecção, Articulação e Avaliação Tecnológica.

Para participar, não é necessário realizar a inscrição, mas a Agência de Inovação convida os interessados a confirmarem presença na página do Facebook do evento.

Workshop SisGen