INPI participa de reunião do Prosur durante a Assembleia da OMPI

Seg, 01 de Outubro de 2018 10:47

Em 28 de setembro, o quinto dia de atividades na 58ª Assembleia Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em Genebra, o INPI participou da reunião do Comitê Diretivo do Sistema de Cooperação sobre Aspectos de Informação Operacional em Propriedade Industrial (Prosur).

O INPI está representado na Assembleia pelo seu presidente, Luiz Otávio Pimentel; o coordenador-geral de Marcas, Schmuell Cantanhede; o coordenador de Estudos, Projetos e de Disseminação da Informação Tecnológica, Alexandre Ciancio; e a coordenadora de Articulação e Fomento à PI e Inovação, Rafaela Guerrante.

Destinado a ampliar a cooperação técnica entre institutos nacionais de PI da América Latina, o Prosur é constituído atualmente pelos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Durante a reunião em Genebra, foi lançado o primeiro Concurso de Invenções Patenteadas 2018 Prosur, que irá premiar inventores latinoamericanos. Para saber mais sobre o concurso, clique aqui.

Além disso, os dirigente dos institutos nacionais de PI e o diretor-geral da OMPI, Francis Gurry, assinaram um memorando de entendimento para a cooperação do Prosur com a Organização.

Outro tema discutido foi a realização de um evento no Equador, em 2019, sobre uso de Inteligência Artificial nos institutos nacionais de PI.

Também participaram da reunião, pela OMPI, o vice-diretor geral responsável pelos programas voltados ao desenvolvimento, Mario Matus; o diretor desta área, Marcelo Di Pietro; e a diretora do Escritório Regional para América Latina e Caribe, Beatriz Amorim-Borher.

Fonte: Portal INPI