Crises eventuais, ciência, tecnologia e o Brasil

Qui, 27 de Setembro de 2018 17:39

Artigo de Hernan Chaimovich, professor Emérito do Instituto de Química da Universidade de São Paulo e ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no blog Ciência & Matemática, do jornal O Globo

Crise, ciência e tecnologia parecem hoje estar indissoluvelmente ligadas. Parecem impossíveis reflexões e ações que dissociem a situação atual da riqueza do passado e permitam planejar um futuro distinto.

Um olhar ao passado, especialmente o último século, evidencia o impacto da ciência sobre as mudanças sociais e econômicas no Brasil. No início do século XX, o Brasil fundou Instituições como o Butantan, o Biológico, a ESALQ, Manguinhos, com missões bem definidas. Essas Instituições deveriam criar conhecimento para combater agravos como a peste em Santos ou o amarelinho do café. Já naquela época cientistas brasileiros, em colaboração com estrangeiros, demonstraram que somente criando localmente ciência de excelência com impacto internacional é possível transferir e implantar novas tecnologias e vencer os desafios de um País continental. A fundação da Universidade de São Paulo, em 1934, onde pesquisa em temas da fronteira do conhecimento em todas as áreas do saber era parte do ethos institucional, representou um passo fundamental. A associação entre pesquisa de ponta, ensino e transferência de conhecimento, aceita como mecanismo eficiente de formação de uma elite intelectual e de uma sociedade moderna, se estendeu pelo país. No Brasil já houve política de Estado para Ciência e Tecnologia.

Leia na íntegra: O Globo

O Globo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Fonte: Jornal da Ciência, 26/09/2018, com informações O Globo